Percepções de alunos da primeira série do ensino médio acerca das mudanças climáticas globais
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2019.012701Palavras-chave:
Aquecimento global, Efeito estufa, Mapas conceituais.Resumo
Evidências têm apontado para uma relação entre o atual cenário das mudanças climáticas globais e a crescente emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) através de fontes antrópicas. Tal relação mostra a urgente necessidade da formação de cidadãos engajados com as questões ambientais. O presente trabalho buscou verificar as percepções de alunos da 1ª série do ensino médio de uma escola da rede estadual do município de Aracaju, SE, acerca das mudanças climáticas globais e fenômenos relacionados. Também teve por objetivos levantar as principais fontes de informação a respeito do tema e mediar o conhecimento acadêmico sobre as mudanças climáticas através de uma aula expositiva com posterior análise da estrutura conceitual dos alunos através do uso de mapas conceituais. A escola, internet e televisão foram os principais meios através dos quais os alunos obtiveram informações a respeito da temática. A maioria dos alunos participantes da pesquisa acredita que suas ações não contribuem para o aquecimento global, o que sugere uma dificuldade por parte destes em visualizarem as relações existentes entre suas práticas cotidianas e as emissões de GEE, demonstrando pouco conhecimento sobre os temas em estudo. O planejamento da aula teve como base os conhecimentos prévios dos alunos. No entanto, apesar da correção de equívocos conceituais em relação ao assunto, a comparação entre os MCs elaborados pelos alunos antes e após a aula de intervenção mostrou pouca aquisição dos conhecimentos mediados, evidenciando a necessidade do uso de abordagens complementares às tradicionais aulas expositivas dialogadas visando a aprendizagem significativa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.