A experiência do Estágio Curricular Supervisionado no ensino médio: uma análise da prática de ensino de Biologia em uma escola de Santana do Ipanema/AL

Marcio Bezerra Santos, Maria Cledilma Ferreira da Silva Costa, Karina Conceição Gomes Machado de Araújo

Resumo


Este texto apresenta as observações e a experiência vivenciada durante o Estágio Curricular Supervisionado III - componente curricular obrigatório do curso de Ciências Biológicas da UNEAL/Campus II/Santana do Ipanema - além da proposta de intervenção que foi desenvolvida junto à turma. Verificou-se que uma das principais dificuldades dos alunos era relacionar o conteúdo teórico da disciplina de Biologia com a prática diária vivida por cada um. Realizou-se uma pesquisa para analisar qual a relação que os educandos faziam entre teoria e prática dos conteúdos de Biologia, através da aplicação de avaliações do assunto trabalhado durante a realização do estágio. Os resultados da pesquisa mostraram que a maioria dos alunos consegue compreender a teoria do conteúdo ministrado, contudo, há dificuldade em relacionar o mesmo assunto com a prática do aluno. No intuito de aproximar o conteúdo teórico da disciplina com situações cotidianas dos alunos, foram realizadas aulas práticas que relacionassem o assunto trabalhado nas aulas, com a realidade vivida pelo discente. Essas observações demonstram ser essencial que os professores tenham uma formação teórica que os permita compreender os dados que têm em mãos e interpretarem de forma clara o problema que tentam solucionar. A teoria é importante, pois permite um avanço do conhecimento sobre o objeto de estudo. Ao professor cabe, em
face dessa realidade, pesquisar sua própria prática de ensino, isto é, as estratégias que ele pode desenvolver para melhorar sua didática em sala, de modo mais participativo, estimulante e agradável a todos.


Palavras-chave


Estágio; Biologia; Ensino Médio, Santana do Ipanema.

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