Percepção dos profissionais de saúde do PSF quanto ao impacto do programa na saúde física da população de Moita Bonita/SE
Palavras-chave:
Programa de saúde, Saúde Pública, Impactos na saúdeResumo
O presente estudo, desenvolvido em Moita Bonita, estado de Sergipe, teve como objetivo analisar a percepção dos profissionais do Programa Saúde da Família (PSF) no tocante ao impacto desse programa na saúde física da população assistida. A pesquisa empreendida foi qualitativa e descritiva e teve como variáveis as ações e relevância do programa e as mudanças verificadas na vida das famílias no tocante à saúde física. Foram realizadas entrevistas com 37 profissionais que integram as três equipes de saúde da família no município, constituídas por médicos, cirurgiões-dentistas, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, atendentes de consultório dentário e agentes comunitários de saúde. Na coleta de informações foi utilizado formulário elaborado de acordo com as variáveis e indicadores definidos para a pesquisa e construído com base nos documentos legais delineadores do PSF e no marco teórico que fundamenta este estudo. Foi realizada distribuição de freqüência das variáveis estudadas e análise de conteúdo com extração do significado das falas dos entrevistados. Os resultados apontaram que o PSF, na percepção dos profissionais de saúde atuantes no programa, contribuiu positivamente para a saúde física da população beneficiária. Revelaram ainda uma necessidade de maior articulação com outras áreas e da formação de uma equipe melhor capacitada para atuar dentro dos propósitos do programa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.