Matemática e arquitetura: uso de fractais em mobiliário urbano
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2018.095901Palavras-chave:
Mobiliário urbano. Geometria fractal. Arquitetura e Urbanismo.Resumo
Com objetivo de potencializar o uso de conhecimentos matemáticos em construções arquitetônicas, essa pesquisa foi desenvolvida por professores e estudantes das áreas de Matemática e Arquitetura, onde se discutiu de que modo diferentes padrões fractais poderiam ser aplicáveis à projetos arquitetônicos para gerar mobiliários urbanos inovadores, bonitos, seguros e práticos. O processo metodológico envolveu pesquisa teórica sobre padrões fractais e de estruturas arquitetônicas e também a exploração analítica e propositiva voltada à realização de projetos arquitetônicos, envolvendo mobiliários urbanos que utilizassem na sua concepção a lógica fractal. Como resultado, se obteve uma proposta de projeto de ponto de ônibus, elaborado a partir de dois padrões fractais específicos, escolhidos dentre diversos pesquisados. Conclui-se que a pesquisa realizada contribuiu significativamente com a construção de conhecimentos interdisciplinares, onde o uso dos padrões fractais possibilitou perceber uma aplicação prática dessa teoria matemática, em projetos de Arquitetura e Urbanismo, bem como favoreceu perceber uma proposição visual inovadora para o projeto de mobiliário urbano proposto.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.