Avaliação da qualidade de cápsulas de losartana potássica manipuladas no município de Lagarto-SE
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2018.074501Palavras-chave:
Losartana potássica, Controle de qualidade, Farmácia magistralResumo
A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é uma condição clínica multifatorial caracterizada por níveis elevados e sustentados da pressão arterial. Um dos mecanismos para controle da HAS é por meio do bloqueio dos receptores de angiotensina II (AII). A losartana potássica (LP), exemplo clássico de antagonistas dos receptores do subtipo AT1, é um dos fármacos mais utilizados para o tratamento da HAS. As formulações obtidas em farmácias magistrais devem apresentar qualidade suficiente para garantir a eficácia do tratamento e segurança do paciente. Diante do exposto, o objetivo deste trabalho foi avaliar a qualidade de cápsulas de LP manipuladas em três diferentes farmácias de Lagarto – SE. As cápsulas de LP (50 mg) foram obtidas em três diferentes farmácias (A, B e C) e os ensaios realizados foram: determinação de peso médio, desintegração e dissolução. Todas as cápsulas manipuladas foram aprovadas nos ensaios realizados, com exceção das cápsulas da farmácia B que foram reprovadas no teste de peso médio. Dessa forma, os resultados garantem uma boa credibilidade as farmácias magistrais, uma vez que, a maioria das amostras foram aprovadas de acordo com os critérios determinados pela farmacopeia brasileira ou pela referência adotada em determinada análise.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.