Geotecnologias aplicadas no reconhecimento de padrões de uso e cobertura da terra a partir da escala da paisagem no município de Belterra, Pará

Izaura Cristina Nunes Pereira Costa, Jéssica Ariana de Jesus Corrêa

Resumo


Os usos de técnicas de análise espacial, as chamadas geotecnologias, vêm contribuindo significativamente para o monitoramento, mapeamento e fiscalização das mudanças ocorridas na superfície terrestre. Entre as diversas possibilidades de uso dessas técnicas, destacam-se aquelas voltadas à análise e interpretação da paisagem e sua dinâmica, fornecendo importantes elementos à compreensão da realidade socioespacial no qual está inserida e, para, além disso, como tais processos, sobretudo antrópicos, interagem com o ambiente natural, formando padrões específicos de uso da terra. Nesse contexto, o presente trabalho tem por objetivo central analisar o emprego de geotecnologias no reconhecimento de padrões de uso e ocupação da terra a partir da escala da paisagem em uma área situada no município de Belterra, estado do Pará. Para tanto, emprega-se de forma integrada técnicas de processamento digital de imagem, com dados cartográficos e trabalho de campo. O produto gerado, a partir de uma cena Landsat TM-5, das bandas 5, 4 e 3, consistiu num mapa dos diferentes tipos de uso e cobertura da terra, os quais foram organizados em dois grandes grupos: unidades de paisagem natural e unidades de paisagem antropizadas. O que permitiu observar a distribuição espacial  e a área ocupada pelas diferentes unidades detectadas, bem como avaliar a dinâmica espacial de produção e modificação da paisagem. Como suporte à análise espacial, o uso das técnicas empregadas mostrou-se de grande aplicabilidade na delimitação e caracterização de unidades de paisagem, consideradas atualmente importantes categorias de análise espacial no âmbito do planejamento e da gestão territorial.


Palavras-chave


Planejamento; Paisagem; Geotecnologias.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.14808/sci.plena.2018.115301

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Izaura Cristina Nunes Pereira Costa, Jéssica Ariana de Jesus Corrêa

Licença Creative Commons
Todo conteúdo deste periódico, salvo quando explicitado de forma diferente, está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.