Dispositivo alternativo para uso em controle de qualidade de monitores de imagem empregados no radiodiagnóstico médico
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2018.104801Palavras-chave:
controle de qualidade, luminância, dispositivos de exibiçãoResumo
Neste trabalho foram realizados testes de controle de qualidade em dispositivos de exibição de imagens (monitores) empregados em radiodiagnóstico médico e em monitores comuns. A avaliação foi realizada com base na curva característica da luminância em função da menor diferença detectável, curva DICOM GSDF. Nos testes foi empregado um fotodetector conectado a um eletrômetro como um método alternativo de medidor de luminância, a partir de grandezas elétricas. Com o auxílio de um LED no lugar do fotodetector, definindo-se o valor de ângulo sólido do fotodetector, foi possível a conversão de unidades de medida de iluminância em luminância, para a classificação dos monitores como primários ou secundários. Os seguintes testes foram realizados: reflexão difusa, reflexão especular, reflexão interna ou velamento, resolução, ruído, resposta de luminância e contraste e uniformidade de luminância. Para os testes, empregou-se imagens padrão teste denominadas de TG18 disponibilizadas pela Associação Americana dos Físicos em Medicina (AAPM). As recomendações de controle de qualidade para análise dos resultados foram baseadas no protocolo da própria AAPM e outros da Europa. Os softwares utilizados foram o Radiant DICOM e o Isyte Radiology da Phillips. O dispositivo alternativo possibilitou a classificação dos monitores, mostrando-se útil para a medição de luminância na ausência de fotômetro, que é o equipamento idealmente empregado para esse tipo de avaliação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.