NOTA SOBRE A OCORRÊNCIA DE Palaeolama major LIAIS, 1872 EM SÍTIOS NOVOS, CANHOBA, SERGIPE

Autores

  • Lucas de Melo França Laboratório de Paleontologia/UFS
  • Mário André Trindade Dantas Programa de Pós-Graduação em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre/UFMG

Palavras-chave:

Palaeolama major, Sítios Novos, Canhoba, Sergipe

Resumo

Restos fossilizados da megafauna de mamíferos do Pleistoceno final/Holoceno já foram coletados em seis municípios no Estado de Sergipe, os achados ocorrem, na maioria dos casos, em afloramentos conhecidos como tanques. Dos táxons já encontrados no Estado, verifica-se que a presença de camelídeos ocorria em apenas dois municípios: Poço Redondo e Gararu. Para a localidade denominada Sítios Novos, município de Canhoba, já havia registros de quatro táxons, e o presente trabalho visa descrever um fóssil de camelídeo procedente desta localidade. A análise da morfologia e medidas desta peça permite atribuí-la à Palaeolama major, espécie de grande porte que habitou o Norte e Nordeste do Brasil, tornando Sítios Novos a terceira localidade contendo restos de camelídeos fósseis em Sergipe.

Biografia do Autor

Lucas de Melo França, Laboratório de Paleontologia/UFS

Graduando em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Sergipe, estagiário do Laboratório de Paleontologia/UFS

Mário André Trindade Dantas, Programa de Pós-Graduação em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre/UFMG

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Sergipe (2006), Mestre em Ecologia e Conservação/UFS (2010), e doutorando do programa de Ecologia, Conservação e Manejo de Vida Silvestre pela UFMG. Realiza pesquisas sobre a mastofauna pleistocênica de Sergipe, abordando aspectos taxonômicos, tafonômicos e paleoecológicos; além de trabalhos sobre as cavernas do Estado de Sergipe; e desenvolvimento de recursos didáticos para o ensino de Ciências.

Downloads

Publicado

2011-10-26

Como Citar

França, L. de M., & Dantas, M. A. T. (2011). NOTA SOBRE A OCORRÊNCIA DE Palaeolama major LIAIS, 1872 EM SÍTIOS NOVOS, CANHOBA, SERGIPE. Scientia Plena, 7(7). Recuperado de https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/415

Edição

Seção

Artigos