Avaliação de desempenho de um conjunto motor e ventilador de um evaporador de NH3
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2018.093901Palavras-chave:
Evaporador de NH3, Ventilador, Velocidade Variável, Potência consumidaResumo
O consumo de energia das plantas frigoríficas, em geral, é o mais significativo nos processos de produção e armazenamento de alimentos refrigerados. Os motores dos ventiladores de evaporadores tem grande contribuição, tanto no consumo energético, quanto no acréscimo da taxa de calor nas câmaras frigoríficas. Técnicas como a utilização de inversores de frequência para acionamento destes motores tendem a atenuar estes impactos referentes ao consumo e calor gerado no interior de câmaras frigoríficas. Assim, este trabalho tem como objetivo avaliar o desempenho de um conjunto motor e ventilador de um evaporador de NH3 em duas condições de operação sob diferentes rotações, impostas por um inversor de frequência utilizado para acionamento. Os ensaios foram realizados com frequências de 20 a 60 Hz com incrementos de 5 Hz. As amostras foram obtidas a partir de medições de velocidade de ar, medições da variação de pressão provocada pelo feixe tubular e pelo aletamento do evaporador e medições do consumo de energia. O melhor desempenho do evaporador ocorre quando o mesmo opera com a vedação em suas frestas. A utilização de inversor de frequência promoveu uma redução significativa, de até 90% no consumo energético, do motor do ventilador operando na frequência de 20 Hz, em relação à condição nominal de operação de 60 Hz. Esta forma de operação acarretará em economia de energia nas ocasiões em que não houver demanda da capacidade máxima de refrigeração e na redução do calor gerado no interior das câmaras.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.