Perspectivas da alfabetização e letramento científico no Brasil: levantamento bibliométrico e opinião de profissionais da educação do ensino fundamental I

Autores

  • Vanessa Gomes Bolsista de Iniciação científica pela FMVZ/USP
  • Amilton Cesar Santos Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia- Universidade de São Paulo http://orcid.org/0000-0002-0132-6198

DOI:

https://doi.org/10.14808/sci.plena.2018.052701

Palavras-chave:

Conhecimento científico, Ensino de ciências, Metodologia de ensino de ciências.

Resumo

Alfabetização científica (AC) constitui a capacidade de compreender, utilizar e refletir sobre um tema, utilizando a linguagem científica. Letramento científico (LC) se relaciona com a função e prática social utilizando o conhecimento científico. Estes temas têm ganhado relevância devido aos avanços científicos e tecnológicos da sociedade atual. O objetivo deste trabalho foi realizar um levantamento bibliométrico buscando pesquisadores brasileiros, os quais se dedicam aos estudos sobre AC/LC no Ensino Fundamental I (EFI). E, em seguida, realizar um levantamento da percepção de profissionais da educação sobre temas envolvendo AC/LC e metodologias e ferramentas envolvidas no ensino das Ciências Naturais no EFI. O levantamento bibliométrico foi realizado na plataforma Scielo.br. A percepção dos profissionais da educação (diretoras, coordenadoras pedagógicas e docentes) sobre AC/LC no EFI foi levantada por meio de questionários de múltipla escolha. Através do levantamento bibliométrico foram identificados 23 artigos (seis com foco no EFI) utilizando as palavras chave alfabetização científica. Utilizando as palavras alfabetização científica e letramento identificou-se oito artigos e como as palavras letramento científico identificou-se quatro artigos, sendo que, nas duas buscas não foram identificados artigos com foco no EFI. Resumidamente, a segunda parte da pesquisa revelou o apoio e reconhecimento sobre a necessidade de programas eficazes envolvendo AC/LC no EFI e a necessidade em se propor metodologias inovadoras de ensino em Ciências Naturais reforçada pela capacitação dos docentes. Nenhuma das escolas analisadas possuía laboratório e a maioria das docentes assumiu que, os cursos de graduação não capacitam os professores a atuar com metodologias experimentais no ensino de Ciências no EFI.

Biografia do Autor

Vanessa Gomes, Bolsista de Iniciação científica pela FMVZ/USP

Pedagoga, cursando especialização em Alfabetização e Letramento

Amilton Cesar Santos, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia- Universidade de São Paulo

Graduado em Letras, Pedagogia e Ciências Biológicas. Especialista em Fisiologia Aplicada às Ciências da Saúde e MBA em Coaching. Mestre e Doutor em ciências e Atualmente pós-doutorando em ciências. Universidade de São Paulo

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Publicado

2018-06-12

Como Citar

Gomes, V., & Santos, A. C. (2018). Perspectivas da alfabetização e letramento científico no Brasil: levantamento bibliométrico e opinião de profissionais da educação do ensino fundamental I. Scientia Plena, 14(5). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2018.052701

Edição

Seção

Artigos