Caracterização socioespacial da produção e comercialização de hortícolas na Ilha de São Luís, Maranhão
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2018.047601Palavras-chave:
agricultura urbana, planejamento urbano, produção agrícola, agroecologiaResumo
Objetivou-se conhecer a horticultura urbana praticada na Ilha de São Luís por meio da sua caracterização socioespacial, bem como suas atividades produtivas, a existência de políticas públicas, apoio do governo ou da iniciativa privada. Realizou-se pesquisa do tipo quantitativa e qualitativa para compreender a agricultura praticada em seus espaços, e os atores no atual modelo de planejamento urbano do município. O percurso metodológico consistiu na realização de pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo e análise qualitativa e quantitativa dos dados. As informações coletadas foram tabuladas, e foram elaborados mapas temáticos, com o auxílio dos softwares QGis e Google Earth. Concluiu-se que há grande potencial para o desenvolvimento da horticultura urbana na Ilha de São Luís, porém é evidente a necessidade de discussão e elaboração de políticas públicas nas áreas de infraestrutura urbana (transporte e estradas de boa qualidade), treinamento dos produtores para a sua inserção em programas públicos como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), fornecimento de assistência técnica continuada, com foco em Agroecologia. Há uma fragmentação entre a produção e a comercialização, que poderia ser minimizada com a cessão de espaços públicos privados, ociosos ou não, para a instalação de hortas comunitárias que permitiria a aproximação entre a produção e comercialização, reduzindo custos.Downloads
Publicado
2018-05-18
Como Citar
Bomfim Gomes, J. F., de Souza, A. O., & Bomfim Gomes, R. da S. (2018). Caracterização socioespacial da produção e comercialização de hortícolas na Ilha de São Luís, Maranhão. Scientia Plena, 14(4). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2018.047601
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.