Conhecimento dos estudantes do ensino médio quanto ao Diabetes na cidade de Itabaiana-SE.

Douglas Bonfim Lima, Daniela Meneses Santos, Lilian Torres Rezende Ribeiro, Samara Stephanny M S Matos, Emerson Ticona Fioretto, José Aderval Aragão, Afrânio de Andrade Bastos, Ciro José Brito, Carla Roberta de Oliveira Carvalho, Tania Maria de Andrade Rodrigues, Márcio Roberto Viana dos Santos, Marlúcia Bastos Aires, Anderson Carlos Marçal

Resumo


Avaliar o conhecimento dos alunos do ensino médio do Município de Itabaiana–SE, quanto ao diabetes, bem como também estimar o número de estudantes com esta patologia. Realizou-se um estudo de caráter exploratório descritivo, de base populacional envolvendo a população estudantil do ensino médio, de 14 a 44 anos, residentes na zona urbana da cidade de Itabaiana, em 2010. Estimou-se uma amostra de 712 alunos. Foi aplicado um questionário estruturado e previamente testado, composto de questões em sua maioria abertas, organizadas em blocos temáticos a respeito do conhecimento geral dos estudantes sobre o diabetes mellitus (DM), a sua classificação etiológica, as correlações feitas pelos alunos com os sintomas clínicos apresentados. O índice de massa corporal foi calculado com base no peso e altura auto-referidos. Os resultados foram expressos em médias, intervalos de confiança ou porcentagens. Com nível prévio de significância de 5%.Nenhum dos estudantes se declarou portador da DM, embora 12,2% (IC95%: 5,61; 23,69), encontram-se na faixa de sobrepeso e obesidade I. Em relação ao conhecimento geral dos alunos sobre a DM, constatamos que em sua grande maioria 57,5% (IC95%: 52,49; 62,37), tendem associar a doença apenas a um quadro de hiperglicemia. Verificou-se que 76,4% (IC95%:72,5; 79,90) dos alunos não souberam classificar a diabetes de acordo com a classificação etiológica proposta pela Organização Mundial de Saúde, onde 12,4%(IC95%:6,58; 21,69)citaram terminologias que não se enquadram na denominação da diabetes mellitus. No presente trabalho constatamos que além da generalização do conceito sobre diabetes, os alunos não souberam diferenciar os tipos existentes de diabetes ou então caracterizá-las. Dificultando a prevenção primária do DM.


Palavras-chave


Diabetes mellitus; educação e saúde; prevenção primária

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Scientia Plena

Licença Creative Commons
Todo conteúdo deste periódico, salvo quando explicitado de forma diferente, está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.