MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DO VALOR DAS EMPRESAS: PROPOSIÇÃO DE APLICAÇÃO EM UMA EMPRESA PRESTADORA DE SERVIÇOS CONTÁBEIS
Palavras-chave:
Avaliação, Valor de empresas, Fluxo de Caixa Descontado.Resumo
Diariamente empresas são avaliadas por inúmeras razões. Entretanto, a avaliação da empresa como um todo é algo extremamente difícil e subjetivo. A principal dificuldade está no fato do valor uma empresa não ser percebido da mesma forma pelo comprador e pelo vendedor. A literatura especializada sugere diversas metodologias de avaliação, que podem solucionar estas diferentes percepções de valor. A escolha do método mais adequado cabe ao responsável pela avaliação, isto é, àquele que melhor atenda às expectativas de ambas as partes envolvidas na negociação. Dessa forma, o foco mais importante deve estar no processo de avaliação e não no seu resultado final. O presente trabalho tem por objetivo buscar, dentre os diversos métodos apresentados, uma metodologia para avaliar uma empresa prestadora de serviços contábeis, conhecidos popularmente como escritórios de contabilidade. Identificou-se, através dos autores pesquisados, que o fluxo de caixa descontado é uma das metodologias mais difundidas e aplicadas para a determinação do valor de uma empresa. A partir dessa descoberta aplicou-se este método para obter a avaliação da empresa em estudo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.