Elaboração de biscoitos a partir da incorporação de produtos da mandioca e casca de maracujá (Passiflora edulis Flavicarpa) na farinha de trigo
Palavras-chave:
fécula de mandioca, polvilho azedo, casca de maracujá, biscoito, análise sensorialResumo
Este trabalho teve como objetivo avaliar a incorporação de produtos da mandioca e da farinha de casca de maracujá no desenvolvimento de biscoitos com elevado valor nutritivo, boas características sensoriais e de custo acessível. Realizou-se dois planejamentos fatoriais 22, com variáveis independentes a concentração de fécula de mandioca e a concentração de farinha de casca de maracujá, e o outro, a concentração de polvilho azedo e a concentração de farinha de casca de maracujá, e as variáveis respostas foram os atributos sensoriais, aparência, aroma, sabor, textura e impressão global, utilizando a escala hedônica estruturada de nove pontos. Os biscoitos foram avaliados também quanto às características físico-químicas. Os biscoitos apresentaram médias sensoriais entre cinco (não gostei nem desgostei) e seis (gostei ligeiramente). Os níveis de substituição finais escolhidos para as formulações otimizadas foram 17,5% de fécula de mandioca e 17,5% de farinha de casca de maracujá, e 17,5% de polvilho azedo e 17,5% de farinha de casca de maracujá. Os biscoitos otimizado de fécula de mandioca apresentou teor de fibra bruta 2,96%, e o de polvilho azedo de 3,08%, e assim podem ser classificados como biscoito “fonte de fibras”.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.