Caracterização Geológica, Petrográfica e Geoquímica dos Stocks Santa Maria e Monte Pedral, Domínio Canindé, Sistema Orogênico Sergipano
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2018.015301Palavras-chave:
Petrografia, Geoquímica, Suíte Intrusiva Serra do CatuResumo
Os stocks Santa Maria (SSM) e Monte Pedral (SMP) são correlacionados à Suíte Intrusiva Serra do Catu (SISC) associada à Orogenia Brasiliana. Estes stocks são intrusivos nos terrenos do Domínio Canindé, Sistema Orogênico Sergipano, e localizam-se no extremo noroeste do Estado de Sergipe. Os dados petrográficos e geoquímicos sobre estas rochas indicam que elas são as mais evoluídas da SISC, têm granulação média a grossa, são isotrópicas e ocasionalmente porfiríticas. Enclaves máficos são abundantes. O SSM é formado por álcali-feldspato granito e hornblenda granito e o SMP por hornblenda quartzo monzonito e hornblenda granito. Os dados geoquímicos indicam que as rochas são shoshoníticas e apresentam assinatura de magmatismo de arco e posicionados em período pós-orogênico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.