A importância do autocuidado para a manutenção da saúde em comunidade quilombola de Sergipe
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2018.017501Palavras-chave:
Autocuidado, Padrão de cuidado, Grupo com ancestrais do continente Africano.Resumo
Objetivou-se identificar o nível de entendimento sobre autocuidado para a melhoria da qualidade de vida dos indivíduos de uma comunidade quilombola de Sergipe. A maioria dos sujeitos (70,6%) ignorava o conceito de autocuidado e 27% afirmaram não cuidar da saúde. Diante dos déficits de conhecimento identificados, realizou-se educação em saúde e posterior aplicação de um “mini teste”, onde 90% dos sujeitos responderam adequadamente sobre a definição de autocuidado. Existe a necessidade de evidenciar para as pessoas que, cuidar de si próprio, através de hábitos de higiene, boa alimentação e prática de atividade física, trazem benefícios para a saúde proporcionando melhor qualidade de vida.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.