Simulação de escoamento bifásico aplicando a técnica da fluidodinâmica computacional
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2018.064214Palavras-chave:
CFD, AIAD, Coeficiente de arrastoResumo
Escoamentos bifásicos podem ser encontrados nas mais diferentes áreas da indústria química, alimentícia, de conversão energética, processamento de materiais, bem como nas de petróleo e gás. Nesta última em particular, em setores como produção e transporte, esses escoamentos percorrem grandes distâncias em trechos ascendente ou descendente, resultando em modificações nas propriedades da mistura. O correto entendimento do comportamento dessa mistura em cada trecho do escoamento é de fundamental importância para que problemas relacionados com a garantia do escoamento possam ser previstos e antecipados, assegurando também viabilidade técnica e econômica do campo petrolífero. Devido aos recentes avanços tecnológicos em áreas como modelagem e simulação, aplicações de técnicas alternativas como a fluidodinâmica computacional (CFD) vêm sendo valia nessas investigações, devido principalmente ao seu baixo custo financeiro quando comparado com a construção de aparatos experimentais. Diante deste contexto, este trabalho teve como finalidade a aplicação da técnica de fluidodinâmica computacional para a reprodução do escoamento bifásico presente em tubulações industriais, tendo como base a implementação de um modelo algébrico interfacial (AIAD).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.