Parâmetros de transferência de massa da extração do óleo de sementes de mangaba (Hancornia speciosa Gomes) e de graviola (Annona muricata L.) utilizando dióxido de carbono supercrítico
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2018.064206Palavras-chave:
óleo de sementes, extração com fluido supercrítico, parâmetros cinéticosResumo
O presente trabalho teve como objetivo estudar os parâmetros de transferência de massa do processo de extração de óleo de sementes de graviola (Annona muricata L.) e de mangaba (Hancornia speciosa Gomes) com CO2 supercrítico e avaliar o ajuste dos dados utilizando o modelo de Sovová. A condição de extração foi de 200 bar, 40ºC, tempo de extração de 145 min e vazão de solvente de 2,0 mL/min. Os resultados mostraram que a extração não atingiu a etapa difusional. O coeficiente de transferência de massa foi de 0,0646 e 0,1381 min-1 para a mangaba e graviola, respectivamente. Os rendimentos obtidos foram aproximadamente 4,3% para a semente de mangaba e 7,0% para a semente de graviola.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.