Uma proposta para detecção de erros grosseiros em balanços de massa de processos industriais

Autores

  • Antonio Martins Oliveira Júnior Universidade Federal de Sergipe
  • Edilson Jesus Santos Universidade Federal de Sergip
  • Enrique Luis Lima PEQ/COPPE/Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • José Carlos Costa Silva Pinto PEQ/COPPE/Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

reconciliação de dados, erros grosseiros, processos industriais

Resumo

As plantas químicas modernas são compostas por diversas unidades industriais como reatores, colunas de destilação etc. que estão conectados por uma complexa rede de tubulações. Variáveis de processo (vazões mássicas, temperaturas) são regularmente usadas para controle e avaliação de desempenho dos processos industriais. É esperado que essas medições satisfaçam os balanços de massa e energia associadas a restrições industriais quando o mesmo encontra-se no estado estacionário. Infelizmente, medições industriais não são perfeitas, e, de fato, sujeito a erros aleatórios, e, possivelmente, erros grosseiros. Os erros grosseiros podem ser causados devido ao mau funcionamento dos instrumentos, ruídos, ou, até mesmo, vazamentos no processo. A detecção de erros grosseiros é de grande importância, pois invalida a base estatística dos procedimentos de reconciliação de dados devido aos dados corrompidos, além de ser a base para o processo de diagnóstico de falha em uma unidade industrial.

Biografia do Autor

Antonio Martins Oliveira Júnior, Universidade Federal de Sergipe

Departamento de Tecnologia de Alimentos, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química, Doutorado em Engenharia Química em 2006 no PEQ/COPPE/UFRJ.

 

Edilson Jesus Santos, Universidade Federal de Sergip

Departamento de Engenharia Química, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química, Doutorado em Engenharia Química na UNICAMP.

Enrique Luis Lima, PEQ/COPPE/Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor do Programa de Engenharia Química/COPPE/UFRJ

José Carlos Costa Silva Pinto, PEQ/COPPE/Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor do Programa de Engenharia Química/COPPE/UFRJ

Downloads

Publicado

2011-05-13

Como Citar

Oliveira Júnior, A. M., Santos, E. J., Lima, E. L., & Pinto, J. C. C. S. (2011). Uma proposta para detecção de erros grosseiros em balanços de massa de processos industriais. Scientia Plena, 7(4). Recuperado de https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/383

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>