Potencial mutagênico de um afluente do Rio Vaza-Barris (SE), por meio do sistema-teste micronúcleo (TMN) em molusco bivalve
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2017.109916Palavras-chave:
Mytella falcata, mutagênese ambiental, Rio Paramopama.Resumo
A poluição aquática da origem antropogênica é prejudicial aos ecossistemas e pode causar danos ao DNA dos indivíduos que vivem neles. O presente estudo teve como objetivo analisar o potencial mutagênico de poluentes no rio Paramopama, um afluente do rio Vaza Barris, utilizando o teste de micronúcleos (TMN) em Mytella falcata (Sururu), que detecta rupturas cromossômicas neste organismo experimental. Foram realizadas duas coleções, nos meses de agosto de 2015 e maio de 2016, nas quais foram preparadas lâminas de amostras de brânquias de M. falcata para a observação de micronúcleos. A freqüência de micronúcleos encontrados nas amostras variou de 6% a 23% ao longo do rio, demonstrando a presença de contaminantes com efeito mutagênico nas áreas estudadas do rio Paramopama.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.