Traçado das curvas-chaves de estações hidrométricas localizadas na bacia hidrográfica do rio Piauí, no estado de Sergipe
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2017.109911Palavras-chave:
hidrometria, monitoramento dos recursos hídricos, medição de vazãoResumo
O conhecimento da disponibilidade hídrica das bacias hidrográficas é de fundamental importância para a gestão de recursos hídricos e elaboração de projetos referentes ao uso da água. A ausência de séries históricas de vazões observadas, entretanto, dificulta a estimativa desse parâmetro. A curva-chave torna-se um mecanismo importante para a gestão de recursos hídricos na medida que possibilita a geração da série histórica das vazões de uma seção de um manancial superficial a partir das medições de nível d’água. Este trabalho teve como objetivo a elaboração das curvas-chaves de quatro estações hidrométricas localizadas na bacia hidrográfica do rio Piauí, no estado de Sergipe. Para o ajuste das curvas utilizou-se uma equação do tipo potência, cujos parâmetros foram determinados pelo método de mínimos desvios quadrados. Observou-se que, de modo geral, as medições realizadas retrataram de forma adequada a parte inferior das curvas. O menor desvio entre os valores de vazão calculados e medidos relativo ao valor do parâmetro h0 selecionado foi observado na estação DESO-SIP (F37).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.