Perfil dos portadores de diabetes mellitus atendidos em farmácias particulares de Sergipe, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2017.117501Palavras-chave:
Diabetes Mellitus, Política de Saúde, Sistema Único de SaúdeResumo
O Diabetes Mellitus é uma doença crônica, caracterizada por um desequilíbrio glicêmico resultante do defeito na ação/secreção da insulina. O objetivo desse estudo foi conhecer o perfil dos portadores de Diabetes Mellitus que procuram drogarias particulares para obtenção de medicamentos e acompanhamento do agravo. Trata-se de um estudo transversal realizado em duas farmácias particulares no município de Itabaiana/Sergipe, no qual foi aplicado um formulário com 10 questões a respeito de dados socioeconômicos e sobre o Diabetes Mellitus. Foram analisados 90 formulários. O resultado obtido contou com predominância do sexo feminino, baixa renda familiar, com baixo grau de escolaridade, que desconhecem o tipo de Diabetes que apresentam e em sua maior parte foi diagnosticada pela rede pública. O principal motivo da procura das redes particulares para a obtenção do medicamento é a ausência destes na Unidade Básica de Saúde. Além disso, a maior parte faz uso da medicação de primeira escolha, Metformina, casualmente fazem o teste de glicemia em jejum, e que raramente apresentaram alguma complicação do Diabetes Mellitus. A maioria dos pacientes entrevistados mudou o estilo de vida, principalmente em relação à alimentação. Conclui-se que se faz necessário uma estruturação na atenção básica municipal para melhor atender a demanda dos portadores do Diabetes Mellitus nas Unidades Básicas de Saúde a fim de minimizar as desigualdades no acesso às medicações no Brasil.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.