Avaliação das alterações hidrológicas da bacia do rio São Francisco causadas pela construção da usina hidrelétrica de Sobradinho
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2017.110202Palavras-chave:
Indicadores de Alteração Hidrológica (IHA), Sobradinho, Regulação do RioResumo
Um ecossistema equilibrado é a base da vida e desenvolvimento de milhares de espécies de seres vivos. Os rios fazem um papel muito importante nesse equilíbrio. Um dos mais importantes rios do Brasil é o Rio São Francisco que contém, ao longo do seu percurso, cinco usinas hidrelétricas. As hidrelétricas são uma das fontes de energia mais baratas entre as disponíveis, por isso é a mais usada, porém a construção de hidrelétricas causa vários impactos ao meio ambiente. Para avaliar este impacto, fornecendo base para uma avaliação mais criteriosa na escolha do método de obtenção de energia e um melhor planejamento nas futuras construções de hidrelétricas, foi usado o método de Indicadores de Alteração Hidrológica (IAH) para estudar a variabilidade das características hidrológicas da vazão observada diariamente abaixo da represa de Sobradinho. Foram retirados da análise anos com chuva muito abaixo ou muito acima do normal. A partir desses dados, o método IAH gera 33 indicadores hidrológicos de relevância ecológica. Todos os indicadores de alteração hidrológica foram avaliados e os resultados mostraram que, quando comparamos o período anterior à construção da barragem com o período posterior, houve alteração hidrológica em todos os indicadores hidrológicos fornecidos pelo método de IAH.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.