Análise da eficiência de um filtro de pedra porosa desenvolvido para o tratamento preliminar de esgoto doméstico
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2017.109904Palavras-chave:
águas residuais, reuso, qualidade de águaResumo
Frente à necessidade de uso racional dos recursos hídricos conforme preconizado na Lei 9433/97, principalmente na região nordeste do Brasil, cuja disponibilidade hídrica é pequena devido à climatologia local, às demandas, além do mau uso dos recursos hídricos que são utilizados como meio de diluição de esgotos, como é o caso de muitos rios das bacias do estado de Sergipe, observa-se que a adoção de medidas que gerencie aumento de oferta e gerenciamento de demanda é essencial. Nesta pesquisa buscou-se analisar a eficiência do uso de uma pedra porosa de filtro, à base de cal, para tratamento preliminar de esgotos domésticos que serão direcionados para fins não potáveis, auxiliando assim na redução de poluentes contidos nos esgotos antes de serem lançados in natura. A análise desta eficiência foi realizada através de testes físico-químicos como: DBO5, DQO, turbidez, cor, sólidos gerais e em suspensão, cloretos, salinidade, nitratos, e entre outros relacionados à qualidade da água, baseados na Resolução 357/05 do Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA. O tratamento com o filtro de pedra porosa criado apresentou baixo custo, fácil produção e utilização, além de ser bastante eficaz no tratamento preliminar do esgoto.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.