Análise de impactos na saúde pela implantação de Melhorias Sanitárias Domiciliares em Itabaiana/SE
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.201.109902Palavras-chave:
saneamento e saúde, esgotamento sanitário, doenças infecciosas e parasitáriasResumo
No Brasil, a insuficiência dos serviços de saneamento básico, principalmente no que diz respeito à coleta e ao tratamento dos esgotos, pode estar relacionada aos elevados índices de doenças infecciosas e parasitárias. Esse estudo teve o propósito de analisar a associação entre essas doenças e o saneamento básico através da avaliação de dados de uma região beneficiada com o programa, Melhorias Sanitárias Domiciliares (MSD), da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) em comunidades carentes. Para esse estudo, foram estudadas comunidades do município de Itabaiana, Sergipe, as quais tiveram o convênio com a Funasa concluído em 2010, o que possibilitou a caracterização da situação epidemiológica antes e depois dessas intervenções. Essa caracterização foi realizada através de dados fornecidos pela Funasa, órgãos de saúde e através de questionário elaborado durante a pesquisa com entrevistas porta a porta. As taxas de doenças infectoparasitárias diminuíram, com exceção da dengue, que obteve um leve aumento. Entretanto, notou-se que esse acréscimo aconteceu, provavelmente, por outros fatores que não os diretamente ligados à falta de saneamento básico. Concluiu-se que as intervenções sanitárias de fato impactaram positivamente na saúde da população beneficiada com o programa.Downloads
Publicado
2017-11-30
Como Citar
Barbosa, T. A., & Mendonça, L. C. (2017). Análise de impactos na saúde pela implantação de Melhorias Sanitárias Domiciliares em Itabaiana/SE. Scientia Plena, 13(10). https://doi.org/10.14808/sci.plena.201.109902
Edição
Seção
X Encontro de Recursos Hídricos em Sergipe
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.