Um estudo sobre o comportamento alimentar de frangos de corte utilizando a mineração de dados
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2017.049920Palavras-chave:
RFID, descoberta de conhecimento, frangos de corteResumo
Avicultura é um importante setor da economia brasileira, representando 1.5% do PIB brasileiro, bem como, cinco milhões de empregos diretos e indiretos. Destaca-se também a privilegiada posição brasileira no cenário mundial, estando entre os três primeiros do mundo, quando trata-se da produção e consumo da ave, e em primeiro lugar quando refere-se a exportações da mesma. Como forma de contribuir com este contexto, o presente trabalho buscou compreender a relação entre os períodos do dia e o tempo de vida dos frangos de corte no seu comportamento alimentar. Para que os resultados do presente trabalho fossem obtidos, foram adotados o método de monitoramento automático, RFID, que pode ser visto como uma tecnologia de identificação que opera sob ondas de rádio, capaz de enviar e armazenar dados de forma remota. Concomitante ao uso desta tecnologia, foi empregada a descoberta de conhecimento em bases de dados com objetivo de descobrir padrões implícitos no conjuntos de dados, transformando os dados sem significado em informação útil. Após o período de coleta de dados (20 dias) na Escola Técnica Estadual Santa Isabel, localizada na zona rural do município de São Lourenço do Sul, foi observado que os frangos que se encontram no estágio inicial de criação buscam se alimentar com maior frequência nos diversos períodos do dia, destacando-se, os períodos da noite e madrugada. Também se constatou que conforme os frangos cresciam, a procura por alimentação diminuía de forma progressiva.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.