Descrição do Comportamento das velocidades máximas mensais do vento utilizando o WRF-ARW
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2017.049917Palavras-chave:
WRF, Períodos históricos, ventos severosResumo
Este artigo tem como objetivo caracterizar de forma mensal as velocidades máximas do vento para alturas acima de dez metros. Considerando a ausência de medições disponíveis para tais alturas, foi utilizado o modelo WRF e uma base de dados CFSR como entrada para o modelo, sendo uma forma alternativa, onde foram realizados um pré- processamento, execuçãoe pós-processamento dos dados simulados para o período compreendido entre os anos 1979 a 2015. Para ajustar os dados de saída do modelo WRF, foram utilizados dados de torres de três diferentes localizações, sendo fornecidos os mesmo pela companhia de energia elétrica UTE, onde de posse dos mesmos foi possível ajustar no pós-processamento os dados históricos de velocidade do vento para as torres consideradas. Com a metodologia descrita é possível gerar dados históricos dos locais que não possuem informações de medições, desenvolvendo neste processo uma ferramenta que pode ser usada por qualquer usuário para gerar informações históricas de grandes períodos a partir dos dados CFSR, usando o modelo WRF e um período recente de dados históricos medidos in situ.Downloads
Publicado
2017-07-26
Como Citar
Franco, I., Gutierrez, A., & Cataldo, J. (2017). Descrição do Comportamento das velocidades máximas mensais do vento utilizando o WRF-ARW. Scientia Plena, 13(4). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2017.049917
Edição
Seção
VII Conferência Sul em Modelagem Computacional
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.