Modelagem computacional de um conversor de energia das ondas em energia elétrica do tipo Coluna de Água Oscilante (CAO) considerando dados de estado do mar
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2017.049915Palavras-chave:
Coluna de Água Oscilante (CAO), estado de mar, simulação numéricaResumo
O presente estudo utiliza dados simulados de estado de mar, obtidos através do modelo TOMAWAC, como condição de contorno para a simulação numérica do princípio de funcionamento de um conversor de energia das ondas do mar em energia elétrica do tipo Coluna de Água Oscilante (CAO). Para isso foi considerada uma região próxima à costa de Rio Grande, RS, onde os dados de altura significativa (Hs) foram usados para determinar a variação de velocidade vertical (w) da superfície livre do mar. Então, adotando um modelo computacional simplificado, onde somente o comportamento fluidodinâmico do conversor CAO é simulado, a velocidade vertical do estado de mar foi imposta como velocidade prescrita. Para isso, o software FLUENT, que é baseado no Método dos Volumes Finitos (MVF), foi empregado. Os resultados obtidos, através da combinação dos modelos computacionais TOMAWAC e FLUENT, mostraram a coerência e a potencialidade da metodologia proposta para a avaliação do princípio de funcionamento de dispositivos CAO.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.