Isolamento e seleção de micro-organismos produtores de enzimas de interesse comercial
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2018.024201Palavras-chave:
enzimas, micro-organismo, isolamentoResumo
Enzimas são proteínas amplamente utilizadas no âmbito industrial devido a sua alta especificidade de substrato e capacidade catalítica, sendo obtidas preferencialmente a partir de micro-organismos. Para suprimento dessa demanda, há uma crescente busca por novas linhagens de fungos e bactérias produtores potenciais dessas enzimas, levando ao isolamento a partir dos mais diferentes biomas. O manguezal possui uma grande biodiversidade associada às suas áreas. Por conta disso, foi utilizado para o presente trabalho o isolamento de micro-organismos a partir de um manguezal sergipano, avaliando posteriormente a capacidade dos isolados em produzir enzimas como amilases, proteases, celulases e lipases, que têm destaque nos setores farmacêuticos, de alimentos, têxtil e de bebidas. A produção dessas enzimas foi determinada através de seus índices enzimáticos usando a razão entre o diâmetro da degradação do indutor no meio e o diâmetro de crescimento microbiano. Nesse estudo, foi utilizado o método da difusão radial em meio sólido, onde foi observado que 65,5% das bactérias e 50% dos fungos isolados foram capazes de produzir enzimas amilolíticas, sendo 30% das bactérias consideradas boas produtoras com valores de índice enzimático ≥ 2,0. Com relação à produção de protease, 76,9 % das bactérias e 50% dos fungos isolados degradaram o meio proteico. No entanto, apenas 10% dos fungos e 69,2% das bactérias isoladas foram consideradas boas produtoras de protease. Os isolados obtidos não apresentaram atividades enzimáticas para celulase e lipase.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.