Risco cardiovascular, índices antropométricos e percepção de qualidade de vida em idosos
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2017.032801Palavras-chave:
idosos, obesidade, qualidade de vidaResumo
O presente estudo teve como objetivo identificar à prevalência de risco cardiovascular de acordo com índices antropométricos e avaliar à qualidade de vida em idosas participantes de grupos comunitários de prática de atividade física. Trata-se de um estudo com delineamento transversal, com amostra por conveniência. A amostra foi constituída por 84 idosas com média de idade 66,66 ± 5,54 anos. Aplicou-se instrumento compilado a partir de questionários validados para o Brasil. Também coletou-se os dados de massa corporal, estatura e circunferências de cintura, quadril e abdômen. Foram analisadas as variáveis sociodemográficas, percepção de qualidade de vida, nível de atividade física e a avaliação dos índices antropométricos índice de massa corporal e relação cintura/quadril. Enquanto principais resultados, verifica-se que 64,6% dos idosos são ativos, à circunferência de cintura classifica 79,48% dos idosos como “risco” e não houve diferença entre a percepção de qualidade de vida e à exposição ao risco identificado pelos índices antropométricos (F(3,71)= 0,31; p= 0,82). Conclui-se que a circunferência de cintura foi o índice antropométrico que melhor estimou o risco do grupo e que a percepção de qualidade de vida independe da estimativa de risco a qual o sujeito está exposto.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.