Determinação do grau de desacetilação de quitosana obtida de camarão “Saburica” (Macrobrachium jelskii, Miers, 1877)
Palavras-chave:
camarão, M. jelskii, quitina, quitosana, desacetilação.Resumo
O Macrobrachium jelskii é um pequeno camarão de água doce, muito abundante na região do baixo São Francisco sergipano, sendo denominada de “saburica” pelos pescadores. A quitina é o segundo polissacarídeo mais abundante na natureza, após a celulose, estando presente principalmente em exoesqueletos de crustáceos, a qual através de desacetilação é convertida em quitosana. A quitosana é um polímero de alta massa molecular cujas características como não-toxicidade, capacidade de formar filmes resistentes, biodegradabilidade, atividades antimicrobiana e cicatrizante permitem que essa substância seja utilizada em diversas áreas, dependendo do seu grau de desacetilação, que pode variar entre 40 e 95% dependendo da metodologia utilizada. Em virtude da importância destes biopolímeros, o presente trabalho foi proposto com o objetivo de obter a quitosana a partir do camarão da espécie Macrobrachium jelskii. A obtenção da quitina seguiu as etapas de desmineralização, desproteinização, desodorização e secagem. Em seguida foi efetuada a desacetilação da quitina para obtenção da quitosana, cujo grau de desacetilação foi realizada pelo método de titulação potenciométrica linear, utilizando-se uma solução de NaOH 0,1 mol L-1 como titulante e correspondeu a 76,2%.Downloads
Publicado
2011-10-03
Como Citar
Santos, M. C., Cirilo, A. T. O., & Nunes, M. L. (2011). Determinação do grau de desacetilação de quitosana obtida de camarão “Saburica” (Macrobrachium jelskii, Miers, 1877). Scientia Plena, 7(9). Recuperado de https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/352
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.