Caracterização física e nutricional do camarão “saburica” (Macrobrachium jelskii, Miers, 1877) e de produtos derivados
Palavras-chave:
Camarão “saburica”, valor nutricional, produto saborizante.Resumo
A espécie Macrobrachium jelskii (MIERS, 1877) (Crustacea, Decapoda, Palaemonidae) conhecida popularmente no Brasil, como camarão “sossego” e no estado de Sergipe como camarão “saburica”, é encontrada no Baixo São Francisco Sergipano e geralmente consumida entre os ribeirinhos. Objetivou-se no presente trabalho analisar os componentes físicos, químicos e o valor nutricional do camarão “saburica” sob as formas mais usuais de comercialização: in natura e salgado/cozido e de um produto de maior valor agregado tipo farinha integral denominado “saborizante em pó”, com diferentes granulometrias (2,36 mm e 0,6 mm). O camarão in natura apresentou características físicas, químicas e valor nutricional significativamente diferente da amostra cozida/salgada sendo compatíveis com os dados da literatura para outras espécies de camarões. Os produtos saborizantes em pó também apresentaram diferenças significativas, nos componentes proteína e cloretos, em relação ao tipo de matéria prima, como também em relação à granulometria. O rendimento médio para o produto saborizante de camarão “saburica” para as amostras provenientes dos exemplares in natura foi menor (20,4%) do que para o salgado cozido (48,36%). Foi também observada diferenças significativas no valor calórico entre os camarões in natura e salgado cozido refletindo também nos produtos saborizantes oriundos destas matérias primas.Downloads
Publicado
2011-08-15
Como Citar
Cirilo, A. T. O., Santos, M. C., & Nunes, M. L. (2011). Caracterização física e nutricional do camarão “saburica” (Macrobrachium jelskii, Miers, 1877) e de produtos derivados. Scientia Plena, 7(7). Recuperado de https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/351
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.