Geração de Perfil Sônico Sintético em Poços de Petróleo Através dos Modelos de Regressão Não Lineares Usando a Profundidade como Variável Regressora
Resumo
A importância da aquisição do perfil sônico, além da estimativa da porosidade das rochas atravessadas, reside na possibilidade da amarração da interpretação sísmica, em tempo, com as unidades geológicas cortadas pelos poços, em profundidade. Como a maioria dos poços explotatórios não dispõe desse perfil de poço e é inviável economicamente fazer uma nova aquisição recorreu-se a modelos de regressões nãolineares para fazer uma estimativa do perfil sônico, dito “sônico sintético”. Escolheu-se usar os modelos não lineares, pelo fato dos dados não apresentarem uma distribuição normal. Assim, esse trabalho visa determinar um modelo que gere perfis sônicos sintéticos em poços de petróleo perfurados nas unidades geológicas pertencentes à Bacia Sedimentar Sergipe-Alagoas e que estejam dentro dos padrões de qualidade necessários. O software utilizado para a realização desses cálculos foi o SAS Enterprise Guide. Este trabalho tem o apoio financeiro da FAPITEC.
Downloads
Publicado
2011-02-08
Como Citar
Chagas, E. S., Russo, S. L., & Simon, V. H. (2011). Geração de Perfil Sônico Sintético em Poços de Petróleo Através dos Modelos de Regressão Não Lineares Usando a Profundidade como Variável Regressora. Scientia Plena, 6(12(b). Recuperado de https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/350
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.