Utilização de alimento industrializado por duas espécies de passeriformes (Furnarius rufus e Turdus rufiventris) em ambiente urbano
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2017.088002Palavras-chave:
Aves sinantrópicas. Bioética ambiental. Etologia comportamental. João-de-barro. Sabiá-laranjeira.Resumo
A interferência humana no comportamento de aves sinantrópicas deve ser considerada nos debates a respeito do bem-estar da fauna urbana. Assim, objetivou-se avaliar comparativamente forrageamento de Furnarius rufus e Turdus rufiventris no Campus Curitiba da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, no período de novembro de 2012 a novembro de 2013 em duas etapas: análise do consumo parental na fase pré-oviposição e consumo de alimento na fase de cuidado parental. Os alimentos consumidos por adultos de ambas as espécies na fase pré-oviposição, se constituíram preferencialmente de insetos e restos de alimentos de diversas origens, deixados pelos frequentadores do Campus. Enquanto que na fase de cuidado parental, ambas as espécies, se alimentaram preferencialmente de alimentos industrializados, contudo, levaram ao ninho insetos e minhocas. Esse resultado evidencia que embora as aves adultas aprendam a usar recursos alternativos de maior valor energético, exibem comportamento instintivo ao alimentar os filhotes preferindo alimentos naturais, mesmo diante da alta disponibilidade de alimentos industrializados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.