Habilidades sociais, estratégias de aprendizagem e desempenho acadêmico de alunos participantes e não participante do PIBID

Raquel Scheffer Lopes, Fabiana Maris Versuti, Luciana Carla dos Santos Elias, Marta Regina Gonçalves Correia Zanini

Resumo


O presente trabalho objetivou investigar diferenças e semelhanças no repertório social, nas estratégias de aprendizagem e no desempenho acadêmico de alunos que participaram e que não participaram do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto interdisciplinar das áreas de Ciências e Biologia. O PIBID tem seu desenvolvimento delineado por meio das Sequências de Ensino Investigativo (SEI), as quais podem ser vistas como um contribuinte para o processo de alfabetizar cientificamente. Para o desenvolvimento do presente estudo foram utilizados e aplicados dois instrumentos para a coleta de dados, o Inventário de Habilidade Social para Adolescentes (IHSA) [7], a Escala de Avaliação das Estratégias de Aprendizagem para o Ensino Fundamental (EAVAP-EF) [2] e para avaliação do desempenho acadêmico foram analisadas notas de uma avaliação em processo (AAP). A amostra foi composta por: estudantes do 6° e 7º anos não participantes e participantes do PIBID, respectivamente. Os resultados apontaram relações existentes entre variáveis mapeadas relativas a habilidades sociais, estratégias de aprendizagem e desempenho acadêmico. Observou-se assim a importância da estruturação de programas de intervenção que articulem as Habilidades Sociais, as Estratégias de Aprendizagem e propostas inovadoras de ensino, tais como o PIBID, de modo que possam atuar como fatores de proteção ao desenvolvimento dos alunos.


Palavras-chave


desempenho acadêmico, estratégias de aprendizagem, habilidades sociais.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.14808/sci.plena.2017.059902

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Raquel Scheffer Lopes, Fabiana Maris Versuti, Luciana Carla dos Santos Elias, Marta Regina Gonçalves Correia Zanini
Licença Creative Commons
Todo conteúdo deste periódico, salvo quando explicitado de forma diferente, está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.