Habilidades sociais, estratégias de aprendizagem e desempenho acadêmico de alunos participantes e não participante do PIBID

Autores

  • Raquel Scheffer Lopes Universidade de São Paulo/ Departamento de Psicologia//Laboratório de Psicologia da Educação e Escolar-Lapees/ FFCLRP.
  • Fabiana Maris Versuti Universidade de São Paulo/ Departamento de Psicologia//Laboratório de Psicologia da Educação e Escolar-Lapees/ FFCLRP.
  • Luciana Carla dos Santos Elias Universidade de São Paulo/ Departamento de Psicologia//Laboratório de Psicologia da Educação e Escolar-Lapees/ FFCLRP.
  • Marta Regina Gonçalves Correia Zanini Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino - UNIFAE.

DOI:

https://doi.org/10.14808/sci.plena.2017.059902

Palavras-chave:

desempenho acadêmico, estratégias de aprendizagem, habilidades sociais.

Resumo

O presente trabalho objetivou investigar diferenças e semelhanças no repertório social, nas estratégias de aprendizagem e no desempenho acadêmico de alunos que participaram e que não participaram do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto interdisciplinar das áreas de Ciências e Biologia. O PIBID tem seu desenvolvimento delineado por meio das Sequências de Ensino Investigativo (SEI), as quais podem ser vistas como um contribuinte para o processo de alfabetizar cientificamente. Para o desenvolvimento do presente estudo foram utilizados e aplicados dois instrumentos para a coleta de dados, o Inventário de Habilidade Social para Adolescentes (IHSA) [7], a Escala de Avaliação das Estratégias de Aprendizagem para o Ensino Fundamental (EAVAP-EF) [2] e para avaliação do desempenho acadêmico foram analisadas notas de uma avaliação em processo (AAP). A amostra foi composta por: estudantes do 6° e 7º anos não participantes e participantes do PIBID, respectivamente. Os resultados apontaram relações existentes entre variáveis mapeadas relativas a habilidades sociais, estratégias de aprendizagem e desempenho acadêmico. Observou-se assim a importância da estruturação de programas de intervenção que articulem as Habilidades Sociais, as Estratégias de Aprendizagem e propostas inovadoras de ensino, tais como o PIBID, de modo que possam atuar como fatores de proteção ao desenvolvimento dos alunos.

Biografia do Autor

Raquel Scheffer Lopes, Universidade de São Paulo/ Departamento de Psicologia//Laboratório de Psicologia da Educação e Escolar-Lapees/ FFCLRP.

Licenciada em Ciências pela Universidade de São Paulo. Atualmente pesquisadora colaboradora do Departamento de Psicologia//Laboratório de Psicologia da Educação e Escolar-Lapees/ FFCLRP.

Fabiana Maris Versuti, Universidade de São Paulo/ Departamento de Psicologia//Laboratório de Psicologia da Educação e Escolar-Lapees/ FFCLRP.

Pós-Doutora pela Universidade de São Paulo (USP/FFCLRP), Doutora em Educação para a Ciência (UNESP-Bauru), Mestre em Educação para a Ciência (UNESP-Bauru), Graduada em Psicologia e Licenciada em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-Bauru). Atualmente, Professora Doutora, RDIDP, na Universidade de São Paulo (USP), Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP), do Departamento de Psicologia, docente do curso de Licenciatura em Ciências na área de: Fundamentos Psicológicos da Educação e Ensino de Ciências; atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores de Ciências e Biologia, Linguagem e Ensino de Ciências, Argumentação no Ensino de Ciências, Fundamentos da Educação e Metodologia de Ensino de Ciências.

Luciana Carla dos Santos Elias, Universidade de São Paulo/ Departamento de Psicologia//Laboratório de Psicologia da Educação e Escolar-Lapees/ FFCLRP.

Possui Graduação em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto- USP, Aprimoramento em Psicopedagogia pelo Hospital das Clínicas - FMRP- USP, Especializacão em Dificuldades de Aprendizagem pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP, Mestrado em Saúde Mental pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP e Doutorado em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto- USP. Atualmente docente junto ao Departamento de Psicologia da FFCLRP-USP, ministra disciplinas de Psicologia da Educação, Educação e Subjetividade e Seminários de Pesquisa; orienta estágios em psicologia escolar e atendimento clínico as queixas escolares. Docente e orientadora junto ao Programa de Pós-graduação em Psicologia da FFCLRP-USP. Coordena o Laboratório de Psicologia da Educação e Escolar (LAPEES), desenvolvendo pesquisas relacionadas a habilidades sociais, inclusão de alunos na rede pública de ensino e psicologia escolar. Participa como membro do Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital das Clínicas da FMRP-USP, Comissão Coordenadora de Curso do Departamento de Psicologia da FFCLRP-USP e do Conselho de Departamento da FFCLRP-USP. Faz parte do corpo editorial da revista Paidéia.

Marta Regina Gonçalves Correia Zanini, Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino - UNIFAE.

Formada em PSICOLOGIA (Licenciatura e Formação) e MESTRE em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem (UNESP/Bauru) pela UNESP/Bauru; DOUTORA em Ciências, área de concentração: Psicologia, do Programa de Pós Graduação da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto (USP), com período sanduíche na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto - Portugal. Tem experiência na área de psicologia experimental, do desenvolvimento, escolar/educacional e estatística aplicada a psicologia. É professora no curso de Psicologia do Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino - UNIFAE. Realiza pesquisa com bolsa de PÓS DOUTORADO pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP), com estágio na Universidade do Porto (Portugal) subsidiada pela FAPESP - Processo 2014/01478-4.Investiga temas relacionados ao desenvolvimento infantil e relações estabelecidas no contexto escolar.

Downloads

Publicado

2017-08-11

Como Citar

Lopes, R. S., Versuti, F. M., dos Santos Elias, L. C., & Gonçalves Correia Zanini, M. R. (2017). Habilidades sociais, estratégias de aprendizagem e desempenho acadêmico de alunos participantes e não participante do PIBID. Scientia Plena, 13(5). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2017.059902

Edição

Seção

Encontro Nacional Ciência e Habilidades Socioemocionais