Dosimetria do Tl-201 em cintilografia de perfusão do miocárdio
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2017.034101Palavras-chave:
dosimetria, tálio 201, miocárdio.Resumo
Este trabalho conduz ao estudo da cintilografia de perfusão miocárdica, e investigação da dosimetria espacial do TI-201 distribuído no miocárdio. Métodos e Resultados: A manipulação de dados radiológicos foi realizado a fim de criar um modelo computacional do voxel do coração. Um conjunto de imagens obtidas por angiotomografia da aorta torácica e abdominal forneceu informações anatômicas e funcionais para a modelagem do coração no código SISCODES. A distribuição homogênea do TI-201 foi assumido no músculo cardíaco. Simulações do transporte de partículas através dos voxels e a interação com os tecidos do coração foram realizadas através do MCNP – Código Monte Carlo. A distribuição espacial de dose no modelo de coração é apresentado, bem como o histograma dose versus volume no músculo cardíaco. Para validação do estudo foi utilizado um modelo analítico. Conclusão: A presente ferramenta computacional gerou distribuição de dose espacial na cintilografia de perfusão do miocárdio. Especialmente, a dosimetria realizada elucida a dose transmitida no músculo cardíaco por unidade de atividade injetada de Tl-201, o que pode contribuir para futuras investigações de efeitos determinísticos no coração.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.