Abelhas (Hymenoptera: Apoidea) visitantes florais do sabiá (Mimosa Caesalpiniifolia Benth.) em Teixeira de Freitas, Bahia, Brasil

Thiago Lacerda Döhler, Welber da Costa Pina

Resumo


Mimosa caesalpiniifolia, conhecida como sabiá, está distribuída por todo nordeste brasileiro e possui grande importância econômica, ecológica e ornamental. É considerada uma planta apícola por produzir grande quantidade de pólen e néctar e visitada, principalmente, por abelhas, que são consideras agentes polinizadores de suma relevância para diversas espécies de plantas. Este estudo teve por objetivo identificar as abelhas visitantes florais do sabiazerio localizados em um fragmento de Mata Atlântica no Extremo Sul da Bahia (Teixeira de Freitas). As coletas foram realizadas entre os meses de abril e maio de 2015, entre 06:00h e 18:00 h. totalizando 108 horas. A técnica utilizada foi coleta ativa, com auxílio de rede entomológica. Foram obtidas 232 abelhas, distribuídas em 11 espécies. As espécies mais abundantes foram Trigona spinipes Apis mellifera que foram classificadas como constantes e dominantes, as demais foram consideradas acessórias e acidentais. Os horários de maiores visitações ocorreram entre 6h e 10h. A árvore sabiá apresentou maior pico de floração entre abril/maio e demonstra potencial para ser usada como fonte de recursos alimentares (em especial pólen). Por isso, a utilização racional da árvore sabiá poderá auxiliar na conservação e manutenção da comunidade de abelhas neste bioma.


Palavras-chave


Apidae, Mimosoidae, Mata Atlântica.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14808/sci.plena.2017.088001

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Thiago Lacerda Döhler, Welber da Costa Pina

Licença Creative Commons
Todo conteúdo deste periódico, salvo quando explicitado de forma diferente, está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.