Abelhas (Hymenoptera: Apoidea) visitantes florais do sabiá (Mimosa Caesalpiniifolia Benth.) em Teixeira de Freitas, Bahia, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2017.088001Palavras-chave:
Apidae, Mimosoidae, Mata Atlântica.Resumo
Mimosa caesalpiniifolia, conhecida como sabiá, está distribuída por todo nordeste brasileiro e possui grande importância econômica, ecológica e ornamental. É considerada uma planta apícola por produzir grande quantidade de pólen e néctar e visitada, principalmente, por abelhas, que são consideras agentes polinizadores de suma relevância para diversas espécies de plantas. Este estudo teve por objetivo identificar as abelhas visitantes florais do sabiazerio localizados em um fragmento de Mata Atlântica no Extremo Sul da Bahia (Teixeira de Freitas). As coletas foram realizadas entre os meses de abril e maio de 2015, entre 06:00h e 18:00 h. totalizando 108 horas. A técnica utilizada foi coleta ativa, com auxílio de rede entomológica. Foram obtidas 232 abelhas, distribuídas em 11 espécies. As espécies mais abundantes foram Trigona spinipes e Apis mellifera que foram classificadas como constantes e dominantes, as demais foram consideradas acessórias e acidentais. Os horários de maiores visitações ocorreram entre 6h e 10h. A árvore sabiá apresentou maior pico de floração entre abril/maio e demonstra potencial para ser usada como fonte de recursos alimentares (em especial pólen). Por isso, a utilização racional da árvore sabiá poderá auxiliar na conservação e manutenção da comunidade de abelhas neste bioma.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.