Toponímia em Sergipe para o ensino da língua portuguesa: laboratório de escrita

Autores

  • L. P. da S. Ferreira Universidade Federal de Sergipe
  • W. J. Bernardo-Santos Universidade Federal de Sergipe

Resumo

O processo de Redemocratização (1980/90/00) ainda provoca intensos debates acadêmicos, tendo em vista que a Lei de Diretrizes e Bases (LDB, 1996) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN 1997) legitimaram mudanças para o ensino. Diante disso, vê-se a relevância de se tomar o texto enquanto mapa de cidade considerando estudos sobre enunciação-histórica e discurso e estabelecendo o texto enquanto suporte gráfico, no estudo da toponímia. O estudo de textos jornalísticos, aliado às leituras teóricas específicas para a problemática, permitiu pôr a noção de topografia textual em funcionamento. Por fim, compreende-se que essa perspectiva para o ensino de língua materna é decisiva para o desenvolvimento de práticas leituras e escritoras.

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Publicado

2011-01-28

Como Citar

Ferreira, L. P. da S., & Bernardo-Santos, W. J. (2011). Toponímia em Sergipe para o ensino da língua portuguesa: laboratório de escrita. Scientia Plena, 6(12(b). Recuperado de https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/325