Linguagem, história e memória: processos de referenciação em depoimentos sobre Lampião
Resumo
Este artigo investiga como se (re)constrói a memória discursiva (e/ou social) do cangaceiro Lampião via ouso de referenciação, mobilizados pelos cidadãos do município de Frei Paulo, região centro-oeste doEstado de Sergipe, que tem sua trajetória marcada por esse mito. Dentro da concepção de referenciação,priorizamos a perspectiva sociocognitiva que postula a linguagem como uma atividade disursiva em queinteração, cultura e história se comunicam na (re)elaboração de referentes discursivos. O resultado dessapesquisa revela que o uso de expressões referenciais contribui decisivamente na (re)construção dasimagens do rei do cangaço.Downloads
Publicado
2011-01-28
Como Citar
Filho, O. P. C., & Lima, G. O. S. (2011). Linguagem, história e memória: processos de referenciação em depoimentos sobre Lampião. Scientia Plena, 6(12(b). Recuperado de https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/321
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.