Dilemas do Desenvolvimento Territorial nos empreendimentos de Crédito Fundiário em Sergipe
Resumo
A Reforma Agrária de Mercado (RAM) está inserida em um conjunto de políticas neoliberais criadas peloBanco Mundial (BM) e implementadas em diferentes países do Sul, cujo objetivo expresso no discursodos seus formuladores e governos, visa estimular a redução da pobreza através da mercantilização daterra, destinada à recriação do campesinato. A partir da sistematização e análise de dados contidos noBanco de Dados da Reforma Agrária de Mercado (BDRAM) confrontamos a reforma agrária e a demercado no tocante aos valores pagos pela terra, número de famílias assentadas e mutuárias, número deassentamentos e de empreendimentos. Mediante a realização de trabalho de campo em umempreendimento de reforma agrária de mercado e realização de entrevistas semi-estruturadas commutuários e líder comunitário analisamos as condições de (re)criação do campesinato por esta políticapública, com ênfase nas condições de implantação e desenvolvimento dos assentamentos.Downloads
Publicado
2011-01-28
Como Citar
Leite, R. M., dos Santos, J. E., & Ramos Filho, E. S. (2011). Dilemas do Desenvolvimento Territorial nos empreendimentos de Crédito Fundiário em Sergipe. Scientia Plena, 6(12(b). Recuperado de https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/320
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.