Expressão gênica diferencial de sementes de Schinus terebinthifolius Raddi. submetidas ao estresse combinado de temperatura e restrição hídrica

Michelle C. Vasconcelos, D. C. Gondim, L. J. Gomes, R. Silva-Mann

Resumo


O Schinus terebinthifolius Raddi. é uma espécie recomendada para recuperação de áreas degradadas emarginais, devido ao seu caráter de pioneirismo e agressividade, além da facilidade para se instalar nessasáreas, e também para a recomposição de mata ciliar de áreas com inundações periódicas de rápidaduração e com período de encharcamento moderado. Devido a sua plasticidade em se adaptar a váriasdiferentes condições edafoclimáticas foi avaliada a expressão gênica diferencial de suas sementessubmetidas ao estresse combinado de temperatura e restrição hídrica visando a análise de genes que sãoexpressos sob tais condições de estresse. Empregou-se o método de PCR como os primers para asequência da subunidade ribossomal 18S e para proteínas de choque térmico sHSP18.2. Considerandoainda dados sobre a morfometria, peso hectolítrico, curva de embebição à 40°C, curva de restriçãosubmetidos a concentrações de Polietilenoglicol 6000 (-0,4; -0,8 e -1,2 MPa) e temperatura de 40°C.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Scientia Plena
Licença Creative Commons
Todo conteúdo deste periódico, salvo quando explicitado de forma diferente, está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.