Avaliação da atividade genotóxica, citotóxica e antimicrobiana da infusão das folhas de Spondias purpurea L.
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2017.039901Palavras-chave:
Genotoxicidade, Antimicrobiana, SeriguelaResumo
O uso de plantas medicinais cada vez mais é mostrado como uma fonte alternativa para tratamento de doenças. Este trabalho visou determinar o nível genotóxico e citotóxico da infusão das folhas de Spondias purpurea L., investigar o potencial antimicrobiano e conhecer o perfil cromatográfico de compostos presentes na infusão. Foram realizados os testes Allium cepa e Artemia salina para avaliar a genotoxicidade e citotoxicidade, respectivamente. Os métodos de difusão em disco e concentração inibitória mínima (CIM) foram usados para determinar a atividade antibacteriana nas bactérias Staphylococcus epidermidis, S. aureus, Escherichia coli, Salmonella enterica sorotipo Choleraesuis, Pseudomonas aeruginosa e Klebsiella pneumoniae. No teste de A. cepa, a análise estatística não indicou diferenças significativas do índice mitótico entre os tratamentos e o controle. O teste de A. salina mostrou que a infusão apresentou toxicidade frente aos náuplios a partir da dose 10µg/mL. Em relação à atividade antibacteriana, houve presença de halos de inibição contra as bactérias S. aureus e E. coli, e quando submetidos ao CIM, a infusão apresentou atividade antibacteriana contra todas as bactérias testadas. Sendo assim, a partir desse estudo pode-se inferir que a infusão (chá) das folhas da planta S. purpurea se mostrou como uma fonte medicinal não genotóxica para o teste A. cepa, bem como uma possível fonte antitumoral indicada pelo teste A. salina, além de uma promissora fonte antibacteriana.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.