Remoção de fósforo e nitrogênio em efluente de indústria de laticínios por eletrocoagulação
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.097202Palavras-chave:
eletrocoagulação, nitrogênio, fósforoResumo
O tratamento de efluentes é uma problemática que vem sendo estudada nos últimos anos devido ao grande potencial degenerativo ao ambiente. Na indústria de laticínios, o efluente possui grande poder poluidor devido à grande disponibilidade de nutrientes, tais como nitrogênio e fósforo, que causam a eutrofização. A eletrocoagulação (EC), que é uma técnica de simples aplicação, baixo custo e gera menos passivos que o tratamento convencional, consiste em aplicar uma determinada corrente entre os eletrodos para a formação de coloides e remoção de poluentes. Assim, o objetivo deste estudo foi avaliar o uso da técnica de EC para a remoção de fósforo e nitrogênio do efluente líquido de uma indústria de laticínios. Um reator de eletrocoagulação em escala de bancada, com capacidade para 400 mL, foi utilizado em conjunto com duas placas de eletrodos de alumínio (Al), colocados paralelamente a uma distância de 3 cm. Durante o experimento de eletrocoagulação, aplicou-se uma corrente de 1 A durante 20 minutos, utilizando-se como resposta os parâmetros turbidez, condutividade, pH, nitrogênio total e fósforo total. Nestas condições obteve-se uma redução de 95,6 % para fósforo total, 71,8 % para nitrogênio total e 94,6 % para a turbidez, e com concentrações compatíveis para o descarte do efluente conforme legislação CONSEMA 128/2006, evidenciando claramente que o método é muito promissor para a aplicação industrial na remoção destes nutrientes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.