Avaliação patológica da estrutura de concreto armado e dos componentes de uma edificação construída em 1914
Resumo
A reabilitação de qualquer edificação deve ser realizada de forma apropriada, a partir de uma avaliação cuidadosa. Sabe-se que inicialmente deve ser feito um levantamento das lesões existentes a fim de se analisar as possíveis causas e assim poder compor o diagnóstico do problema e eleger a terapia mais adequada para cada caso. Este trabalho descreve a metodologia e as manifestações patológicas observadas numa edificação da Universidade Federal de Sergipe, construída em 1914. Foram observados visualmente os diversos problemas do edifício com o auxílio de fichas cadastrais que incluem o registro fotográfico de cada tipo de lesão. As anomalias detectadas e estudadas são diversas, no entanto muitas se repetem. Por isso, esse trabalho considerou as ocorrências mais freqüentes e representativas, como: eflorescência, infiltração, manchas de umidade, mofo, corrosão de armaduras, disgregação do concreto e fissuras. Tudo foi cuidadosamente examinado para poder compor um diagnóstico que deve servir de base para intervenções corretivas apropriadas à posteriori.Downloads
Publicado
2011-01-28
Como Citar
Dórea, S. C. L., Santos, D. de G., Sales, A. T. C., & Silveira, P. M. D. (2011). Avaliação patológica da estrutura de concreto armado e dos componentes de uma edificação construída em 1914. Scientia Plena, 6(12(b). Recuperado de https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/317
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.