“Grandes Famílias” e estruturação do espaço do poder em Sergipe: Grupos Familiares e Dinâmicas do Poder
Resumo
O presente trabalho propõe uma investigação detalhada das condições sociais, históricas e culturais de formação, manutenção e reprodução de alguns grupos familiares dominantes que compõem a elite política Sergipana. Especificamente, trata-se da análise das atividades de quatro “grandes famílias”, a saber, os Franco, os Garcez, os Maynard e os Rollemberg, nas diversas esferas sociais em que tais grupos ocupam posições de destaque, como na política, no alto empresariado, carreiras de magistratura e alta administração pública. Para o propósito da pesquisa, o uso de biografias e Memórias tornou-se um instrumento valioso, relatando as trajetórias e feitos dos membros mais ilustres dessas famílias, e possivelmente indicando as estratégias e recursos sociais mais acionados pelos grupos para êxito social e político.Downloads
Publicado
2011-01-28
Como Citar
Leandro, H. W., & dos Santos, D. W. S. (2011). “Grandes Famílias” e estruturação do espaço do poder em Sergipe: Grupos Familiares e Dinâmicas do Poder. Scientia Plena, 6(12(b). Recuperado de https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/315
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.