Compostagem de resíduos sólidos orgânicos como tema incentivador de educação ambiental
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.069933Palavras-chave:
Compostagem, Educação Ambiental, Prática EducativaResumo
O presente trabalho diz respeito a uma prática ambiental promovida com a cooperação de alunos do ensino fundamental de uma escola localizada no município de São Miguel do Guamá - PA. Diante das constantes transformações que a sociedade passa ao longo dos anos, a poluição ambiental torna-se por vezes resultado de práticas inconscientes. Para tanto, torna-se necessária a aplicação de atividades sustentáveis também no âmbito escolar, pois nele encontram-se alunos em processo de formação. Neste sentido, o aproveitamento de resíduos sólidos orgânicos provenientes de merenda escolar foi utilizado na produção de adubo orgânico a partir de processo de compostagem e mostrou-se uma alternativa viável para o incentivo da Educação Ambiental no espaço escolar, levando os participantes, professores e alunos a serem agentes de boas ações no ambiente em que trabalham e estudam, colaborando durante o processo que culminou no reaproveitamento dos resíduos sólidos orgânicos gerados na instituição de ensino, onde o adubo ecologicamente formado pôde ser aplicado na horta feita a partir de materiais reciclados para benefício de todos. É importante ressaltar, que os trabalhos nesta área também auxiliam na construção de conhecimentos importantes no ensino fundamental.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.