A influência do Programa Bolsa Família nas práticas alimentares das famílias do Território do Marajó, Pará, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.069931Palavras-chave:
Hábitos alimentares, Programas Sociais, Consumo alimentarResumo
Este trabalho demonstra a influência do Programa Bolsa Família nos hábitos alimentares das famílias do território do Marajó, PA. Programas de transferência de renda têm se constituído como ferramenta efetiva no acesso à educação, à saúde e na garantia da segurança alimentar em países Latino-Americanos e do Caribe. Utilizando abordagem qualitativa e os procedimentos da entrevista semiestruturada, buscou-se informações que permitissem analisar a influência do Programa Bolsa Família nas práticas e nos hábitos alimentares das famílias marajoaras. Observou-se que o benefício tem impacto positivo no acesso a uma melhor alimentação, com maior variedade, tanto em quantidade quanto em qualidade e na elevação do padrão de vida dos entrevistados. Porém, o benefício teve pouca relevância no consumo de verduras e hortaliças, indicando a necessidade de atividades educativas juntos aos beneficiários, sobre a importância de dietas mais variadas e ricas em nutrientes provenientes de produtos naturais como frutas, verduras e vegetais, tornando as famílias agentes diretos nas ações de combate à insegurança alimentar no Território do Marajó.Downloads
Publicado
2016-05-27
Como Citar
Nascimento, E. C. do, Cruz, B. E. V. da, Calvi, M. F., Carvalho, J. P. L. de, Reis, C. C. dos, & Gomes, D. L. (2016). A influência do Programa Bolsa Família nas práticas alimentares das famílias do Território do Marajó, Pará, Brasil. Scientia Plena, 12(6). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.069931
Edição
Seção
Jornada de TCC do Campus XIX/UEPA
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.