Coleção entomológica como ferramenta facilitadora para a aprendizagem de Ciências no ensino fundamental
Resumo
Atividades práticas são apontadas como um recurso importante para o ensino de Ciências. Contudo, fatores limitantes como falta de equipamentos e instalações adequadas impedem sua ampla utilização pelos professores do ensino fundamental. Além disso, a eficiência das práticas ministradas quase sempre não é avaliada, dificultando ao professor saber a real aplicabilidade como ferramenta mediadora no processo de ensino aprendizagem. Este trabalho discute a contribuição da coleção entomológica como alternativa didática no ensino fundamental. A eficiência das aulas práticas foi testada pela aplicação de questionários antes e depois da montagem da coleção entomológica e os resultados obtidos foram comparados pelo teste binomial. Concluiu-se que a montagem de coleções entomológicas auxilia no aprendizado dos alunos, fazendo com que derrubem mitos e construam uma visão crítica sobre o tema. Tais coleções constituem material de baixo custo, devido à abundância dos insetos, sua facilidade de coleta e de utilização em sala de aula.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.