A experimentação na educação de jovens e adultos: uma prática significativa no processo de ensino aprendizagem

Autores

  • Valéria de Aguiar Bicho Universidade do Estado do Pará, Centro de Ciências Sociais e Educação. CCSE
  • Luiz Carlos Santos Queiroz Universidade do Estado do Pará, Centro de Ciências Sociais e Educação. CCSE
  • Gisele da Costa Ramos Universidade do Estado do Pará, Departamento de Ciências Naturais.

DOI:

https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.069923

Palavras-chave:

Experimentação, Ensino de química, Aprendizagem

Resumo

A pesquisa tem como objetivo investigar as dificuldades dos alunos da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) no ensino de química bem como utilizar de práticas experimentais como ferramenta metodológica. O trabalho foi desenvolvido em uma turma de 4° etapa da modalidade EJA em uma escola da rede pública municipal na cidade de São Miguel do Guamá localizada no estado do Pará. A pesquisa foi do tipo quali-quantitativa. No primeiro dia foi aplicado um questionário com o intuito de investigar quais as dificuldades dos alunos nas aulas de química, bem como, se o professor costumava realizar atividades experimentais. No segundo dia foi aplicada uma aula teórica sobre a História e Evolução dos Modelos Atômicos seguido de uma prática experimental, o Teste da Chama, e finalizado com a aplicação de um questionário a fim de verificar a contribuição das aulas práticas no ensino de química. Através dos resultados foi possível constatar que a maioria dos alunos investigados apresentavam dificuldades nas aulas de química e que as aulas experimentais contribuíram para uma melhor assimilação do conteúdo visto na teoria. Portanto, a utilização de atividades experimentais se mostrou de grande importância nas aulas de química na turma de EJA, pois favoreceu o processo de ensino aprendizagem.

 

Biografia do Autor

Valéria de Aguiar Bicho, Universidade do Estado do Pará, Centro de Ciências Sociais e Educação. CCSE

http://lattes.cnpq.br/2684943063251074

Luiz Carlos Santos Queiroz, Universidade do Estado do Pará, Centro de Ciências Sociais e Educação. CCSE

http://lattes.cnpq.br/2057464869602102

Gisele da Costa Ramos, Universidade do Estado do Pará, Departamento de Ciências Naturais.

http://lattes.cnpq.br/1192798041440318

Downloads

Publicado

2016-05-27

Como Citar

Bicho, V. de A., Queiroz, L. C. S., & Ramos, G. da C. (2016). A experimentação na educação de jovens e adultos: uma prática significativa no processo de ensino aprendizagem. Scientia Plena, 12(6). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.069923

Edição

Seção

Jornada de TCC do Campus XIX/UEPA