A experimentação na educação de jovens e adultos: uma prática significativa no processo de ensino aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.069923Palavras-chave:
Experimentação, Ensino de química, AprendizagemResumo
A pesquisa tem como objetivo investigar as dificuldades dos alunos da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) no ensino de química bem como utilizar de práticas experimentais como ferramenta metodológica. O trabalho foi desenvolvido em uma turma de 4° etapa da modalidade EJA em uma escola da rede pública municipal na cidade de São Miguel do Guamá localizada no estado do Pará. A pesquisa foi do tipo quali-quantitativa. No primeiro dia foi aplicado um questionário com o intuito de investigar quais as dificuldades dos alunos nas aulas de química, bem como, se o professor costumava realizar atividades experimentais. No segundo dia foi aplicada uma aula teórica sobre a História e Evolução dos Modelos Atômicos seguido de uma prática experimental, o Teste da Chama, e finalizado com a aplicação de um questionário a fim de verificar a contribuição das aulas práticas no ensino de química. Através dos resultados foi possível constatar que a maioria dos alunos investigados apresentavam dificuldades nas aulas de química e que as aulas experimentais contribuíram para uma melhor assimilação do conteúdo visto na teoria. Portanto, a utilização de atividades experimentais se mostrou de grande importância nas aulas de química na turma de EJA, pois favoreceu o processo de ensino aprendizagem.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.