Educação Ambiental (EA) em espaços não formais de educação: a potencialidade da Escola Bíblica Dominical (EBD) para a formação de valores ambientais
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.069922Palavras-chave:
Educação Ambiental, EBD, meio ambienteResumo
Este trabalho objetivou compreender como a EBD pode contribuir para a formação de valores ambientais e de uma cidadania ambiental atuante. A metodologia adotada investigou o perfil socioeconômico e a concepção de EA e meio ambiente dos professores de EBD da Assembléia de Deus-Templo Providência localizada no bairro Maracangalha em Belém-PA através de um questionário semi-estruturado e qual relação estabelecem entre bíblia e EA por meio de entrevistas a um grupo amostral, posteriormente foi ofertado um workshop de três encontros, e por fim realizaram-se novas entrevistas com o grupo amostral buscando avaliar os resultados da ação. Constatou-se com a pesquisa que os professores, em maioria, são, mulheres, pardos, estudantes, paraenses nascidos em Belém, solteiros, frequentam a igreja em questão entre 0 e 10 e proferem a fé protestante pelo mesmo tempo, sendo professores voluntários da EBD pelo período de 0 á 5 anos, os sujeitos compreendem meio ambiente como um lugar para se viver e EA como a construção de ações conscientes. O grupo amostral afirmou que a bíblia discursa sobre EA e sentem-se responsáveis por fazê-la, também que o bairro onde residem não é ambientalmente cuidado. Durante o workshop, o uso de pressupostos bíblicos para a construção de uma consciência ambiental, mostrou-se positivo, despertando o interesse do público-alvo para o tema e aproximando-o de sua cultura e realidade. As entrevistas realizadas após a ação demonstraram que os participantes compreendiam melhor o tema e estavam mais dispostos a dialogar com seus alunos sobre EA, demosntrando a potencialidade da EBD.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.